Raças de gatos
Raças de Gatos - Domesticado primeiramente no oriente médio, o gato doméstico é o resultado de uma adaptação evolutiva dos gatos selvagens. O entrecruzamento de diversas espécimes o tornou menor, e menos agressivo aos seres humanos.
Trata-se de um animal de tamanho pequeno a médio, em geral pesando entre 2,5 e 7 kg. É um caçador por natureza, curioso, independente, porém sociável. Sua alimentação é essencialmente orientada ao consumo de carne, mas até mesmo os exemplares selvagens costumam complementar sua alimentação com folhas e outros elementos vegetais.
As características comportamentais dos gatos variam dependendo da raça, idade e sexo. Os gatos de pelagem curta tendem a ser mais magros e ativos fisicamente, enquanto os de pelo longo são, em geral, mais pesados.
O comportamento dos filhotes de gatos no entanto, pode variar de acordo com a ninhada e com a socialização. Considerados animais de cérebro bastante evoluído, os gatos são inteligentes, capazes de sentir emoções e de sofrer stress ou depreessão, da mesma forma que os seres humanos.
Existem atualmente mais de 200 raças de gatos, distintas entre sí pelo tamanho, tipo e cor de pelagem, temperamento, entre outras características.
O surgimento da maior parte das raças de gatos é relativamente recente. Algumas raças surgiram naturalmente, enquanto outras foram desenvolvidas através de cruzamentos planejados no intúito de promover um aprimoramento genético, ressaltando determinadas características físico-comportamentais. Enquanto o Munchkin deve ter as patas curtas, por exemplo, outras raças como o Bengal deve apresentar característica oposta.
As raças de gatos apresentam uma grande variedade de cores e padrões e podem ser divididas em 3 categorias distintas: os de pelagem longa, os de pelo curto e os de pelagem rala. A cor dos olhos também pode estar relacionada a certas raças. Os Persas, por exemplo, costumam apresentar a íris da mesma cor da pelagem.
Para conhecer um pouco mais sobre as raças de gatos mais populares em todo o mundo, não deixe de visitar os links listados abaixo. Confira as raças de gatos abaixo e conheça as particularidades de cada uma das diferentes raças desse misterioso e cativante animal
O Angorá, ou Angorá Turco, é provavelmente uma das raças de gato mais antigas. Proveniente da região de Ancara, na Turquia, a raça é conhecida na Europa desde o início do século XVII.
O gato Angorá é dócil, brincalhão e amistoso. Gosta de companhia e costuma ser muito apegado ao dono. É um gato inteligente e carinhoso.
Os exemplares da raça Angorá tem tamanho médio, são muito elegantes, e apresentam uma linda pelagem semi longa. As cores aceitas além do branco são o preto, azul, tricolor e escama de tartaruga.
As únicas cores não aceitas para o gato Angorá são as que demonstram um eventual cruzamento com gatos siameses.
Chartreux
Maine Coon - Originalmente um gato de trabalho, o Maine Coon, também conhecido como American Longhair, ou Pelo Longo Americano, é um gato resistente, rústico e capaz de suportar as intempéries. Seu corpo é muito bem proporcionado, de aparência retangular e balanceada, sem partes exageradas em tamanho.
As origens da raça são, como as de tantas outras, incertas. A teoria mais aceita entre os criadores é que o Maine Coon teria sido desenvolvido à partir do cruzamento entre gatos nativos de pelo curto e gatos europeus de pelo longo, possivelmente levados da Europa por Vikings. Esta seria uma explicação plausível para a semelhança entre esta raça e o Norwegian Forest, raça norueguesa que viajava com os Vikings do século XI.
Muitos gatos desta raça apresentam um grande fascínio por água. Este traço sa sua personalidade pode vir de seus ancestrais, que viviam à bordo de navios durante boa parte de suas vidas.
Com o aparecimento de outras raças de pelagem longa no início do século XX, como por exemplo o gato Persa, que se originou no Oriente Médio, o Maine Coon acabou perdendo popularidade. A queda do interesse pela raça foi tão grande, que acabou sendo declarada como instinta prematuramente. A raça voltou a crescer em popularidade nos anos 50 e foi declarada em 1985 como a raça de gato oficial do estado do Maine.
Hoje é, segundo a CFA, a terceira raça de gato mais popular em número de registros, permanecendo atrás somente do Persa e do Exótico.
Conhecidos por seu temepramento gentil, o gato Maine Coon possui inteligência acima da média. É, portanto, considerado um gato fácil de treinar, de fácil adaptação e essencialmente muito amigável.
São fiéis à sua família, cautelosos com estranhos e muito independentes. São brincalhões durante toda a vida, mesmo depois de adultos e seu temperamento faz com que sejam, de maneira geral, muito tranquilos com outros gatos, cachorros e crianças.
O Maine Coon é um gato forte e musculoso. De tamanho grande, esta é considerada umas das maiores raças de gatos do mundo, podendo pesar até 11 kg. As fêmeas, geralmente são um pouco menores que os machos.
A pelagem do Maine Coon é curta nos ombros e mais longa na região do estômago. É densa, macia e sedosa, caindo levemente, embora sua textura possa variar de acordo com a cor. O padrão de cor mais comum é o castanho (marrom) com marcações.
Os olhos do Maine Coon são grandes e expressivos. Em geral, as cores dos olhos são verdes ou douradas, mas todas as cores, exceto o azul, são permitidas pelos padrões da raça.
Siamês
Gato Siamês - Uma característica marcante na raça Siamês é a sua cor branca. Talvez o mais antigo dos gatos, o siamês tem tamanho médio, é esbelto, refinado, elegante, magro mas musculoso.
Os exemplares machos da raça de gato Siamês são proporcionalmente maiores do que as fêmeas. O siamês é um gato gracioso, uma distinta combinação de ossos finos e músculos.
O gato Siamês é resistente, tem excelente condição física e não é gordo.
Os olhos da raça Siamês são amendoados, de tamanho médio. A pelagem é curta e sedosa, muito macia e predominantemente branca.
O gato Siamês é, sem dúvida, muito inteligente, curioso e de natureza amável.
Scottish Fold
Conhecido por suas orelhas dobradas para frente e por ter o hábito de dormir de barriga para cima, o Scottish Fold é um gato de porte médio e temperamento amável.
O gato Scottish Fold é carinhoso e muito inteligente. A raça apresenta comportamento equilibrado. É um gato brincalhão, porém mia pouco e não é excessivamente agitado.
As orelhas do gato Scottish Fold são pequenas e podem apresentar uma dobra para frente, característica típica da raça.
Os exemplares adultos que apresentam a dobra na orelha não podem acasalar entre sí. Assim, introduziu-se na criação do Scottish Fold as raças American Shorthair e Brittish Shorthair.
Os filhotes podem nascer com pelagem curta ou longa e são reconhecidos como exemplares puros da raça Scottish Fold. A pelagem pode apresentar qualquer variedade de cor, incluindo o branco.
De porte médio, os exemplares machos da raça Scottish Fold pesam geralmente de 4 a 6 kg, enquanto as fêmeas pesam de 2,7 a 4 kg, em média.
Ragdoll
A raça Ragdoll é relativamente recente, sua criação teve inicio na década de 60. Este é, sem dúvida, um dos maiores gatos domésticos. O Ragdoll pode pesar mais de 9 kg.
A raça Ragdoll possui lindos olhos azuis, pelagem semi-longa, abundante e macia.
O Ragdoll é um gato extremamente dócil. O excesso de docilidade faz do Ragdoll um gato que se adapta melhor em ambientes internos, pois livre é indefeso.
O gato Ragdoll gosta de carinho, é afetuoso e muito apegado ao dono. A raça Ragdoll é inteligente, quieta, gentil e de fácil trato.
Himalaio
A raça Himalaio foi criada à partir do cruzamento entre o Persa e o Siamês.
É um gato de tamanho médio, pelagem longa, com tipo físico idêntico ao persa, com exceção dos olhos azuis e da coloração da pelagem.
Assim como o Persa, o Himalaio tem formato de corpo arredondado (cobby) e patas curtas.
Muito inteligente, a raça Himalaio possui temperamento doce e afetuoso. Em geral muito sociável, o Himalaio é considerado um excelente companheiro para ambientes internos.
O Himalaio é uma raça de gato gentil, calma, e assim como o Siamês, adora brincar. Devido ao cruzamento com esta raça, o Himalaio costuma ser mais ativo do que o gato Persa.
Munchkin
O Munchkin é uma raça de gato relativamente recente, que tem como característica mais marcante as patas curtas em relação à altura, o que faz com seja frequentemente comparada aos cães da raça Basset Hound.
Embora haja documentação a respeito das raças de gatos de patas curtas desde os anos 40, a raça Munchkin foi aceita oficialmente pelas associações internacionais à partir dos anos 90.
O Munchkin é descrito como um gato dócil, de temperamento extrovertido, amável, inteligente e bem humorado. Trata-se de um gato de pequeno à médio porte, de pelagem felpuda, macia, e comprimento médio. Os exemplares machos da raça pesam entre 3 e 4 kg e são geralmente um pouco maiores do que as fêmeas.
A pelagem do gato Munchkin pode apresentar todos os padrões e cores.
Devon Rex
O Devon Rex é uma raça de gato de pelo curto e sua aparência está longe de ser comum. É originário da região de Devonshire, na Inglaterra.
O Devon Rex adulto é um gato de porte médio, pesam de 6 a 9 kg e os machos tendem a ser um pouco maiores que as fêmeas. Muitas vezes chamado de "gato duende" devido à sua aparência peculiar.
A raça apresenta uma cabeça larga, orelhas bem grandes, meio arredondadas nas pontas, olhos grandes e nariz levemente arrebitado. Tem um corpo de constituição leve, pernas longas e resistentes, que o tornam um grande saltador. Diferentemente da maioria da raças de gatos, os bigodes do Devon Rex são curtos e muitas vezes enrolados, a ponte de parecer que não tem bigode.
O pelo do Devon Rex é muito macio e curto, similar ao do Cornish Rex. Pode variar desde ondulado até bastante encaracolado. Devido às características típicas da pelagem e a troca de pelos menos intensa, o Devon Rex é tido como uma das raças de gatos que causa menos problemas às pessoas alérgicas a pelo de gato, mas tecnicamente não é hipoalergênico.
O Devon Rex é um gato ativo, brincalhão e procura estar sempre presente e fazer parte de cada situação. É um gato curioso, que prefere estar junto dos donos em todos os momentos.
É uma raça dócil, extremamente amorosa e próxima aos familiares. Tem uma especial predileção em empoleirar-se nos ombros de seus donos para estar perto da cabeça e do pescoço.
Frequentemente os donos vão encontrá-lo aninhado no colo, ou na cama entre as cobertas. É um gato que gosta e precisa da companhia da família ou pode se tornar bastante destrutivo. Não é um gato que aceita ficar sozinho por longos períodos.
O gato Devon Rex é conhecido por seu temperamento essencialmente amigável, muitas vezes comparado ao de um cachorro. Além de seguir os donos pela casa, costuma se dar bem com outros gatos, outros animais e com as crianças. Muito inteligente, o Devon Rex é capaz de aprender truques com facilidade. Gosta de brincar de esconder, jogar bolinhas e buscar objetos, e costuma manter esse comportamento brincalhão mesmo depois de adulto.
Sphynx
Sphynx - Esta é uma raça de gato que tem uma aparência bem diferente do que as pessoas estão acostumadas a ver. Com um visual "sem pelos", o Sphynx também se destaca pelo temperamento amável.
Conhecida ainda como Pelado Canadense, a raça Sphynx é reconhecida internacionalmente desde 1998.
O gato Sphynx se destaca por ser muito afetuoso, gostar de ser mimado e por preferir permanecer sempre na presença do dono.
O Sphynx é um gato que desperta curiosidade por onde quer que passe. A aparência esguia e as rugas ao longo do corpo, são características marcantes da raça Sphynx, assim como os olhos e orelhas grandes.
O Sphynx é um gato ativo, afetuoso, bastante apegado ao dono.
É uma raça leal e, sem dúvida muito inteligente. Os gatos da raça Sphynx são sociáveis, dóceis, capazes de brincar sem demonstrarem nenhum traço de agressividade.
INformação tirada do site :https://www.guiaderacas.com.br
Mais em: https://www.webciencia.com/14_gato.htm#ixzz3qEHZnNhy