Criar uma Loja Virtual Grátis
Translate this Page


Rating: 2.5/5 (112 votos)




ONLINE
1





Partilhe esta Página



 

 

 

 

 

 


Animais da astralia
Animais da astralia

Animais da Austrália

Nossa fauna exclusiva é uma das muitas razões pelas quais as pessoas visitam nosso país. A Austrália tem mais de 378 espécies de mamíferos, 828 de pássaros, 4.000 de peixes, 300 de lagartos, 140 de cobras, duas espécies de crocodilos e cerca de 50 tipos de mamíferos marinhos.

Mais de 80 por cento de nossas plantas, mamíferos, répteis e sapos são exclusivos da Austrália e não são encontrados em nenhum outro lugar. Alguns de nossos animais mais conhecidos são o canguru, o coala, o dingo, a equidna, o ornitorrinco, o canguru wallaby e o vombate.

Os animais nativos da Austrália podem ser difíceis de serem encontrados na natureza, mas você com certeza irá vê-los em nossos zoológicos e parques da vida selvagem internacionais de nossas principais cidades e regiões. Entre eles estão o Taronga Zoo de Sidney, o Rainforest Habitat de Port Douglas, o Healesville Sanctuary de Victoria, o Cleland Wildlife Park da Austrália do Sul e o Australia Zoo de Queensland.

 

Fotos de animais da Austrália
Fotos de animais da Austrália

A Austrália está repleta de animais nativos, muitos dos quais são encontrados apenas aqui.

Mamíferos
 

Mamíferos

A Austrália não tem grandes predadores. O dingo, ou cão selvagem, é nosso maior mamífero carnívoro. Outros animais carnívoros exclusivos de nossa fauna incluem o numbat, o quoll e o demônio-da-Tasmânia, mas nenhum desses é maior que um gato doméstico de porte médio.

Os dingos são encontrados em toda a Austrália, exceto na Tasmânia. Os melhores lugares para observá-los são a Ilha Fraser (em Queensland), Kimberley (na Austrália Ocidental) e os desertos do Território do Norte e da Austrália do Sul. Os numbats são encontrados apenas na Austrália Ocidental e, fora dos parques de vida selvagem, só é possível observar os demônios-da-Tasmânia em seu habitat natural na Tasmânia. Os ameaçados quolls também são difíceis de serem encontrados em vida selvagem, mas habitam as florestas úmidas do sul da Austrália e da Tasmânia e uma pequena área ao norte de Queensland. O bilby, um membro da família dos bandicoots, pode ser visto no Parque Nacional Francois Peron, na Austrália Ocidental.

 

Marsupiais
Marsupiais

Marsupiais

A Austrália tem mais de 140 espécies de marsupiais, incluindo cangurus, wallabies (pequenos cangurus), coalas e vombates.

Temos 55 diferentes espécies nativas de cangurus. Os cangurus e wallabies têm tamanhos e pesos variados, de meio quilo a 90 quilos. A principal diferença entre eles é o tamanho. Os wallabies tendem a ser menores. Estima-se que a população de cangurus da Austrália varie entre 30 e 60 milhões. É possível encontrar facilmente cangurus em vida selvagem na maior parte das áreas rurais da Austrália. Em Victoria, veja-os em Anglesea (na Great Ocean Road) e nos Grampians. Aviste-os na Ilha Kangaroo e naCordilheira Flinders, na Austrália do Sul. Aproxime-se deles nos parques nacionaisNamadgi e Kosciuszko, (nos Alpes australianos), em Pebbly Beach (em New South Wales) e na Ilha Maria (na Tasmânia). Nas regiões do outback, você os verá com frequência atravessando a estrada. Os wallabies estão espalhados por toda a Austrália, especialmente em regiões mais remotas, rochosas e escarpadas. Aviste-os na Cordilheira Flinders (na Austrália do Sul), no Parque Nacional Freycinet (na Tasmânia) e nos parques nacionais Namadgi e Kosciuszko (localizados nos Alpes australianos).

O coala é o favorito de todos, mas atenção: ele não é um urso. Os coalas podem ser avistados em toda a costa oeste temperada da Austrália. Algumas de suas principais moradias incluem a Reserva Natural Tidbinbilla (próxima a Canberra), Port Stephens (New South Wales) e o Lone Pine Koala Sanctuary (Queensland). Observe-os em seu ambiente natural na Ilha Phillip (em Victoria) e no Parque Nacional Yanchep, localizado na Austrália Ocidental.

O vombate é outra criatura que você encontrará aqui – animais robustos e escavadores que podem pesar até 36 quilos. Novamente, é difícil encontrá-los em vida selvagem, mas alguns dos melhores lugares são o Parque Nacional Blue Mountains e o Parque Nacional Kosciuszko (em New South Wales), Wilsons Promontory (em Victoria), Cradle Mountain-Lake St Clair (na Tasmânia) e os parques nacionais da Austrália do Sul.

 

Monotremados
Monotremados

Monotremados

Outro grupo de animais encontrado somente na Austrália são os monotremados, ou mamíferos que põem ovos. O mais conhecido é o ornitorrinco, um animal ribeirinho com bico como o de um pato, corpo peludo impermeável e patas com membranas. Os ornitorrincos vivem em tocas que cavam à beira dos rios. São muito tímidos e difíceis de serem avistados, e você terá melhores chances de encontrá-los nas áreas costeiras orientais, em pequenos riachos e rios calmos. Bons lugares para observá-los são a Reserva Natural Tidbinbilla (próxima a Canberra), o Lago Elizabeth, no Parque Nacional Great Otway (em Victoria), o Parque Nacional Cradle Mountain-Lake St Clair da Tasmânia e a parte norte de New South Wales e Queensland.

A equidna, ou tamanduá de espinhos, é outro monotremado. Ela tem uma longa língua grudenta e uma pelagem coberta de espinhos, como as de um ouriço ou porco-espinho. Por isso, não tente pegá-la! A Ilha Kangaroo é um dos melhores lugares para avistá-las em seu habitat natural.

 

Aves
Aves

Aves

Das 828 espécies de pássaros listadas na Austrália, cerca de metade não é encontrada em nenhum outro lugar. Elas variam de pequenos beija-flores a grandes emas, que não voam e podem chegar a até dois metros de altura. As melhores chances de ver as emas ao ar livre são nas pradarias, nas florestas de esclerófilas e nos bosques de savanas.

Uma grande variedade de aves aquáticas, marinhas e passarinhos povoam nossos bosques e florestas. Exemplos incluem casuares, cisnes negros, pinguins-azuis, kookaburras, pássaros-lira e currawongs. É possível avistar facilmente pinguins na Ilha Kangaroo (na Austrália do Sul) e na Ilha Philip (em Victoria).

O pássaro-lira-de-Albert pode ser avistado no Parque Nacional Mt Warning e na floresta tropical de Gondwana, nas áreas remotas da Gold Coast. Veja o pássaro-lira-soberbo mais comum nas Cordilheiras Dandenong (no Parque Nacional Kinglake, ao redor de Melbourne), no Parque Nacional Royal e na região Illawarra (ao sul de Sydney). Também é possível encontrá-los na Reserva Natural Tidbinbilla (próximo a Canberra), no Tower Hill (em Victoria) e em vários parques nacionais ao longo da costa oriental da Austrália.

Os kookaburras, mais conhecidos por seu riso histérico semelhante ao humano, ao anoitecer e ao amanhecer, são comuns e você tem chances de avistá-los (ou ouvi-los) em áreas rurais e nos subúrbios das cidades. 
O Broome Bird Observatory e o Parque Nacional Kakadu são excelentes lugares para avistar muitas das espécies de pássaros dos pântanos e migratórios.

Há 55 espécies de papagaios na Austrália, tantas quantas as cores deles, inclusive uma variedade espetacular de cacatuas, roselas, lóri, calopsitas, periquitos e budgerigars (os periquitos-australianos). Eles são vistos normalmente em áreas rurais e urbanas.

 

Répteis
Répteis

Répteis

A Austrália tem mais espécies de cobras venenosas que qualquer outro continente. Na verdade, 21 das 25 mais perigosas delas. Mas nem todas são venenosas. Também temos jiboias e cobras arbóreas deslumbrantes.

Também somos famosos por nossos crocodilos, tanto os de água doce como os de água salgada. Os parques nacionais de Kimberley e Kakadu são lugares excelentes para ver os crocodilos em seu habitat natural.

Existem cinco espécies de tartarugas marinhas ameaçadas, que fazem ninhos e põem ovos em determinadas praias, e oito espécies de tartarugas de água doce. O Ningaloo Reef (na Austrália Ocidental) e o Eco Beach (em Broome) são lugares ideais para ver as tartarugas.

Também temos uma variedade impressionante de lagartos, "dragões" e guanas (lagartos-monitores), inclusive os espetaculares lagarto-de-gola e o dragão barbudo. O Kimberley tem 178 espécies de répteis, especialmente os notáveis lagartos-de-gola e o onipresente lagarto de "ta ta". Os diabos-espinhosos podem ser encontrados em habitats desérticos, incluindo Shark Bay, Carnarvon e Exmouth, na Austrália Ocidental.

Uma variedade de répteis, incluindo os dragões barbudos, varanos e os lagartos de língua azul, pode ser vista na Austrália Central e na Cordilheira Flinders, na Austrália do Sul.

 

Animais marinhos
Animais marinhos

Animais marinhos

Nossos ambientes marinhos abrigam cerca de 4.000 dos 22.000 tipos de peixes do mundo, assim como 30 das 58 espécies de algas marinhas do mundo. Também temos o maior sistema de recife de corais, listado como Patrimônio da Humanidade - a Grande Barreira de Corais. Nela vivem tantas espécies de peixes coloridos (inclusive o belo peixe-palhaço) que você precisará de mais de uma visita para tentar contar todos. Também temos cerca de 1.700 espécies diferentes de corais.

Espécies marinhas maiores incluem o gentil tubarão-baleia migratório, a baleia-jubarte, as baleias orca e francas do sul, os dugongos, numerosas espécies de golfinhos e de tubarões. As baleias podem ser vistas ao longo das costas oriental e ocidental, de maio a novembro. O Ningaloo Reef, na Austrália Ocidental, é um dos lugares mais confiáveis do mundo para ver os tubarões-baleia, e várias operadoras oferecem passeios para quem deseja nadar com esses dóceis gigantes. A Ilha Kangaroo é um dos melhores lugares para encontrar as focas australianas ao ar livre.

https://www.australia.com/pt-br/about/key-facts/australias-animals.aspx